terça-feira, agosto 14, 2007

Entrevista a Mário Martins

A treinadora Rita e o atleta Mário Martins
Mário Martins tem 15 anos vive em Miranda do Corvo. Treina 6 dias por semana num total de 14 horas semanais. Foi 4º classificado nos 100m livres, a sua prova de eleição e 6º nos 200m livres, onde bateu o ser recorde pessoal, sendo estes os seus 4º Campeonatos Nacionais em que participou. Com vários recordes e títulos regionais, é sem dúvida um exemplo para a Natação Coimbrã e um orgulho para todos os mirandenses, assim como para todos os atletas do clube náutico que têm elevado o nome de Miranda do Corvo.



Mirandesporto: Conseguiste um quarto lugar nos 100m livres, mesmo a beira das medalhas, é o pior lugar de todos?

Mário Martins: Não é o pior mas é sempre um bocado mau ficar a um lugar do pódio, mas haverá outras oportunidades.

Quais os sentimentos antes, durante e depois do fim-de-semana dos Campeonatos?
Antes sentia-me bem, sabia que tinha treinado muito bem e a minha treinadora já me o tinha dito, durante, senti-me muito nervoso, é um problema que tenho, mas tento ultrapassa-lo com a experiência. No fim senti que podia ter feito melhor e que os nervos são escusados mas quando lá estamos é difícil evitar.


Quais e quando foram os 1ºs Campeonatos nacionais em que participaste e que diferenças notaste quer a nível competitivo quer a nível pessoal nomeadamente em termos de experiência?
Os primeiros foram em Coimbra há dois anos atrás, nessa vez só nadei os 100 livres. As diferenças são que quando fui a primeira vez fiquei no fundo da tabela e agora já começo aparecer mais no topo. Mas ainda tenho que adquirir mais experiência e isso, passa por competir com os meus adversários não só nos nacionais mas em outras provas.
Este ano quais foram os melhores resultados que obtiveste? E quais te deram maior satisfação?
Fui campeão regional em várias provas, fui 3º nos nacionais de Inverno nos 100m livres e bati o recorde dos 50m mariposa. Mas sem dúvida que a maior satisfação foi o terceiro lugar nos nacionais e o recorde regional.

Quais são as tuas expectativas para a próxima época e para o futuro?
Melhorar as minhas marcas, estar no topo nos nacionais e quem sabe bater recordes, além de continuar a ser chamado a selecção regional, já que tenho como grande objectivo ser chamado a selecção nacional.
Que significado tem a natação para ti neste momento? E que importância lhe darás num futuro próximo?
É o desporto que pratico desde pequeno e que gosto muito, a importância, sei que a natação não é como o futebol, e quer queiramos quer não tem de ser um hobbie, a ser que sejamos mesmo muito bons e refiro-me a nadadores de nível mundial e olímpico.

Achas que quem deve, nomeadamente a Câmara Municipal não apoia como deveria a Clube Náutico, apesar de este com poucos recursos ser quem mais promove desportivamente o Conselho?
Tenho noção que é o náutico que representa o conselho, já recebi louvores pelos resultados, mas o náutico não sou só eu, toda a equipa precisa de condições, sinceramente acho que precisamos de mais apoios, sei que o clube paga muito dinheiro para nos ter na piscina a treinar. Será que não merecemos ser tratados como outras instituições???
(como o futebol acrescento eu, FD)
Que acontecimentos ou pessoas têm sido fundamentais paras os teus excelentes desempenhos?
Os meus pais, a minha família que me acompanha, a minha treinadora a Rita e antigos treinadores que tive. Quando falo da companhia da minha família que é muito importante é porque infelizmente não tenho colegas no meu escalão que me acompanhem...
Queres agradecer a alguém em especial?
A minha família e à Rita, queria agradecer a direcção pelos esforços que tem feito, ao Diogo porque é um excelente colega de treinos e principalmente amigo e que continuemos a treinar juntos durante muito tempo. Ao resto dos atletas do náutico queria dizer que vale a pena e para terem força principalmente quando mais custa.
Agradeço ao Mário a entrevista e a forma como colaborou, desejando os maiores sucessos e a concretização de todos os objectivos a que se propuser. Para finalizar, fiquemos com uma frase do Mário, quem sabe se alguém passa cá para nos dar uma resposta...

"Será que não merecemos ser tratados como outras instituições???"

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mario es 1 amigo 5*****
po ano temos de treinar juntos outra vez!!
somos equipa!!''
Abraco
Diogo Santos

15 agosto, 2007 00:20  
Anonymous Anónimo said...

gostei da entrevista, um abraço.
João Paulo

15 agosto, 2007 20:19  
Anonymous Anónimo said...

Um campeao ele :D
Beijinho grande :')

Mariana Pessoa.

15 agosto, 2007 23:53  

Enviar um comentário

<< Home